Olhares sobre o autismo é uma reportagem produzida por Aline Tavares e Ana Laura Prado como Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, sob orientação da Profª. Drª. Cilene Victor. Com o projeto, buscamos promover uma maior visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), reunindo informações atualizadas sobre o tema e, principalmente, dando voz às pessoas que o cercam e o vivem.

Ao longo da produção, tivemos contato com pessoas e visões muito diferentes sobre o transtorno. Buscamos transmitir essa pluralidade neste projeto para que cada vez mais pessoas possam entender o autismo para além dos estereótipos e da desinformação que o rodeiam. Por conta de suas complexidades, também aprendemos que a missão de abordá-lo como um todo é quase impossível; buscamos, porém, oferecer os principais pontos sobre o tema e dar protagonismo aos olhares que mais o compreendem.


Foto site

Aline Tavares tem 21 anos, é paulistana e cursa Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Foi estagiária na revista Decorar durante o segundo semestre de 2016, onde produziu matérias sobre decoração, arte e tecnologia. Participou do grupo de teatro da faculdade como forma de aprimorar a sua comunicação por meio da arte. O interesse por temas relacionados à saúde se desenvolveu ao longo da produção da reportagem, movido também pela vontade de contribuir socialmente ao informar de maneira humanizada sobre um tema ainda pouco compreendido.

 

18555940_1293759190706687_3918689448390809676_n

Ana Laura Stachewski tem 21 anos e é natural de Sorocaba, interior de São Paulo. Mudou-se para a capital em 2014 para começar o curso de Jornalismo e desde então se divide entre as duas cidades. Passou a ter um contato mais profundo com o jornalismo a partir de 2015, quando começou a estagiar em uma revista. A partir do TCC, passou a se identificar mais com temas relacionados à saúde e considera se aprofundar mais nesse tipo de trabalho no futuro.

 

Contato: reportagemautismo@gmail.com


Personagens

Para conhecer mais sobre alguns dos personagens desta reportagem, você pode acessar as seguintes páginas:

O Desenhista das RuasWilliam Silva

Meu filho era AutistaAnita Brito (autora do livro Meu filho ERA Autista) e Nicolas Brito (autor do livro Tudo o que eu posso ser)

Mundo da Mi – Fausta Cristina, mãe de Milena

Que cê qué – Odara Gallo, mãe de Franco

Projeto Curadoria Luciana Freire

Também é possível encontrar mais informações sobre os direitos e as questões legais relacionadas ao TEA no blog “A Liberdade é Azul”, mantido pela Defensora Pública Renata Tibyriçá.


Serviço

Você pode entrar em contato com as seguintes instituições para solicitar orientação, atendimento e/ou avaliação diagnóstica:

Associação de Amigos do Autista (AMA)
Unidade Lavapés*
Rua do Lavapés, 1123 – Cambuci, São Paulo, SP
(11) 3376-4400
*Outras unidades podem ser verificadas no site

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
Unidade Vila Clementino*
Rua Loefgren, 2109 – Vila Clementino, São Paulo, SP

(11) 5080-7000
*Outras unidades podem ser verificadas no site

Clínica Psicológica da PUC-SP
Rua Almirante Pereira Guimarães, 150 – Pacaembu, São Paulo, SP
(11) 3862-6070

Centros de Atenção Psicossocial – Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo
Endereços disponíveis no link

Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP – Projeto PROTEA
(11) 2661-8045
autismousp@gmail.com

Laboratório de Transtornos do Espectro do Autismo Mackenzie (TEA-Mack)
Rua Piaui, 181, 6º Andar – Higienópolis, São Paulo, SP
(11) 2114-8152